Marcus Cordeiro

Breve será disponibilizado o e-book Design Prático. Você vai poder conhecer as etapas, segredos e técnicas utilizadas pelos designers para desenvolver marcas de sucesso.

Um conteúdo poderoso, que revela as estratégias utilizadas e aperfeiçoadas ao logo do tempo pelos grandes nomes do design. Por um preço acessível, Design Prático é um instrumento importante para quem quer empreender.

Sobre o livro

Este livro esta sendo formatado e adequado para os meios digitais. O que vai proporcionar maior acessibilidade e menor custo de produção, reduzindo o preço final.

Vivenciamos uma mudança radical proveniente de uma pandemia, que estabeleceu regras comportamentais em todo o mundo. Essa transformação acelerou processos de utilização da tecnologia como uma nova maneira de fazer negócios, a distância.

A vontade de orientar empreendedores em suas jornadas para atingirem seus objetivos, foi a motivação para realizar este projeto, o livro serve como um atalho que transpões os diversos ruídos na comunicação. Com a necessidade da preservação e do distanciamento, muitos negócios fecharam suas portas e milhares de outros foram abertos e é nesse momento, que se faz necessário o Design Prático.

Um pouco sobre mim

Ainda pequeno, era levado por meu pai – um comunicador visual, termo da época – em suas empreitadas criativas nos estúdios de artes das agências de propaganda. Acabava por dormir sobre as resmas de papel, o suporte sobre o qual os artistas gráficos da época se debruçavam em busca da idéia perfeita, naqueles tempos pré-computador. Estavamos recém chegados do Rio de Janeiro na Bahia e a Agência em questão era a saudosa Unigraf de João Ubaldo Ribeiro.

Lembro-me de brincar com pincéis, esquadros e compasso. Ao faz-de-conta, misturavam-se os constantes ensinamentos desse pessoal que vive de concretizar ideias. Atento às reuniões de criação que participava involuntariamente, fui aprendendo a distinguir, entre a infinidade de opções que eram apresentadas, uma ideia criativa, uma informação bem-resolvida, o design ruim do bom design.

Foi assim que me interessei pelo ofício – como se fosse a cultura de um artesão, que é passada de uma geração para outra no meio em que vive. Desta época, mantive a alegria de trabalhar criando soluções – de alguma forma, aquela criança que se divertia com os instrumentos segue ativa, seus brinquedos transformados em cliques no mouse, tec tec nos botões dos teclados, transferindo as linhas do papel para a tela do computador.

Mesmo após os cursos e anos de experiência, as referências do passado se mantiveram no presente. Os pictogramas internacionais, os sinais e símbolos característicos do Estilo Suíço que, comparado às diversas áreas em que atuei, encontrou campo fértil nas identidades visuais. Em meio ao rebuscamento, sigo encantado pela simplicidade do minimalismo funcional daquelas imagens. É nas marcas que as mensagens diretas e limpas identificam empreendimentos e dá seguimento a toda constelação desse universo que até hoje permanecem atuais.

Nesse ritmo vieram os trabalhos e alguns se consumaram em casos de sucesso. O Festival de Verão Salvador, o Camarote Planeta Othon, o Restaurante Marc Lê Dantec, alcançaram o Top Of Mind – a marca mais lembrada em sua categoria de negócio –, nesta sequência, vieram as medalhas e os prêmios. Estes foram e continuam sendo o resultado disso.