Marcus Cordeiro

Serviços

Etapas do processo de design

Trata-se do processo que envolve desde a concepção conceitual a forma visual da marca. Dar significado a um nome de marca envolve muitas questões: Ser complementar ao nome, ser de rápida interpretação, proporcionar elementos memoráveis, atender as especificações do briefing de um projeto.

Todo suporte é um ponto de contato com a marca e cada um tem a sua relevância. Desde um cartão a um banner de internet é uma oportunidade que a marca tem de expressar sua essência.

É um conjunto de ações estratégicas realizadas com o objetivo de tornar a marca mais conhecida, mais desejada, mais positiva na mente e no coração das pessoas. Envolve desde a concepção da marca até as ações cotidianas de marketing, publicidade e design da empresa.

Todo o conjunto de características que sugerem valor a marca está relacionada ao branding. Gerenciar esses valores e a forma de como a marca será percebida perante o mercado. Toda marca carrega uma promessa, é a experiencia com a marca que estabelece a sua reputação.

Novos momentos pedem novas atitudes e a marca torna-se um representante central, o encarregado de portar o estandarte. É comum ressignificar uma identidade a medida em que se cresce e os propósitos se tornam mais lúcidos. Mas é imperativo considerar quais elementos devem ser mantidos para um brand equity? A mudança deve ser uma evolução ou uma revolução?  

UX
User Experience contempla desde o interesse, as pesquisas e a compra de um produto, pelo usuário. UX se responsabiliza por realizar diversas pesquisas para entender mais sobre os usuários, seus costumes e necessidades. Isto tudo acontece por meio de metodologias como: Persona, jornada do usuário, entrevistas, análise de dados e outras..

Ui
Significa User Interface, em português, Interface do Usuário. Nesse sentido, é criar versões de baixa e alta fidelidade para validar conceitos e realizar teste de usabilidade da interface com os usuários

A condição multimídia do ambiente WEB leva em consideração a possibilidade de interação com o usuário, tornando essa plataforma multidisciplinar mais eficiente se comparada aos meios tradicionais de comunicação. Mensurar a capacidade de aceitação ou desaprovação de uma ação de marketing ficou mais fácil com os diversos recursos analíticos disponíveis e em constante evolução. Todo esse instrumental tecnológico precisa ser dosado e o WEB Design é o responsável por isso na construção de sites e interfaces digitais.

Por que site WordPress
A lista de motivos é grande e não existe exagero em afirmar isso! Abaixo listei algumas vantagens no uso desta plataforma, porém a independência talvez seja a mais relevante para empreendimentos que prezam em ter liberdade quando se trata de mudar de direção. Fazer alterações, adicionar páginas ou criar um novo site do zero se torna mais fácil para encontrar alguém que realize a tarefa, já que 41% de todo o conteúdo que circula na internet é através do WordPress. O ecossistema do WordPress dispõe de poderosos Pages Builders, construtores de páginas como o Elementor, para criar projetos totalmente personalizados.

Vantagens do WordPress
1. Estabilidade de garantida há mais de 18 anos;
2. De toda Internet 41% usa o WordPress;
3. São 50.000 plugins ativos para uso;
4. É open source. Ser de código aberto possibilita fazer interações;
5. É responsivo. Adequa a interface para diversos dispositivos;
6. Usabilidade local e online. Pode trabalhar de qualquer lugar;
7. CEO nativo, otimizado e amigável para engines de busca;
8. Integração com meios de pagamentos para ecommerce;
9. Hospedagem facilitada em todo mundo;
10. A maior comunidade de desenvolvimento de soluções para um CMS.

O termo Landing Page (que pode ser traduzido como página de aterrissagem) originalmente definia toda página que um usuário acessava para entrar em um site. Em geral, essas páginas contêm muito menos elementos e links do que a homepage de um site normal. Isso é feito propositalmente: depois de conseguir levar um visitante para uma Landing Page, seu maior objetivo com ele deve ser conseguir a conversão.

Uma plataforma bastante utilizada para engajar e interagir com as pessoas, oferecendo conteúdo de qualidade e relevância, que atraia potenciais clientes para seu site/redes sociais. Dessa forma, seu empreendimento se torna referência em determinado assunto, fortalecendo sua marca e sendo lembrada pelos consumidores. O conteúdo certo para seu cliente na hora em que ele precisa é determinante para a tomada de decisão da compra do seu produto/serviço. E por isso ter posição de destaque nos algoritmos de busca é fundamental.

São sites que adaptam o tamanho das suas páginas (alteração do layout) ao tamanho das telas que estão sendo exibidos, como as telas de celulares, tablets, notebook, PCs e Smart TVs. Suas vantagens derivam da adaptação a qualquer ferramenta que os usuários estejam usando para facilitar a sua visualização.

A avaliação dos componentes de comunicação vai detectar a capacidade cognitiva da marca perante seus mercados. Os instrumentos de Marketing usados no passado, identificação da concorrência e suas estratégias, análise da percepção dos stakeholders e os elementos de linguagem, fornecerão dados para um relatório de auditoria valioso as estratégias da marca. A análise de marca alinha o propósito da marca com o posicionamento de mercado.

Todo empreendimento e sua marca representam um conjunto de significados: inovação, confiança, resistência, são qualidades transformadas em promessas que se converge em expectativas. A experiência em relação a promessa da marca determina o grau de veracidade, aumentando ou subtraindo o nível de fidelidade. 

O Brand Book é um conjunto de informações orientadas as qualidades e fortalecimento do empreendimento e sua marca. Sua usabilidade é estratégica, sendo utilizado para registrar realizações, apresentação, prospecção, dados estatísticos, potencialidades e o que mais for necessário.

Todos detêm capacidades criativas em maior ou menor grau, mas o que diferencia os profissionais da economia criativa, designes, ilustradores, diretores de arte, redatores, etc., dos demais é o domínio do método e exercício de sua aplicação. O Design Thinking ou o pensamento do designer é uma metodologia que desenvolve habilidades para solucionar problemas. 

  1. Imersão. A primeira etapa dessa abordagem é considerada a fase de entendimento e compreensão de todos elementos de um problema
  2. Análise e Síntese
  3. Ideação
  4. Prototipagem e teste
  5. Implementação


Aplicar uma oficina da metodologia do Design Thinking pode trazer ao empreendimento solução reveladoras e apontar o melhor caminho para a inovação economizando tempo e dinheiro. O processo é participativo aproveitando a visão e experiencia de todos os envolvidos.