Marcus Cordeiro

Festival de Verão Salvador

Considerado um dos maiores eventos musicais do país, o Festival de Verão Salvador antecede o carnaval e é transmitido pela Rede Globo de televisão há mais de 20 anos.

O desafio

Desenvolver estratégias para a viabilidade financeira e a realização de um evento musical. Uma das diretrizes seria encaixá-lo numa janela de oportunidade entre os festejos do Ano-Novo e o Carnaval. Estes, acontecem num curto período de dois meses e aproveitaria o grade número de turistas estrangeiros e carnavalescos em férias, que vinham de todo Brasil.

A solução

Diante de um grande desafio a regra e dividi-lo em partes menores. Dito isto… para viabilidade financeira do projeto, foi aplicado o método de cotas, uma inovação na época, já que em 1999 nenhum veiculo de comunicação lidava com esse modelo de contratação para eventos. A realização contou com a área do Parque de Exposições que já tinha a infraestrutura pronta. Era usada para exposições agropecuárias e para a divulgação, foi criada uma campanha impactante.

O processo e o resultado

O Festival de Verão Salvador chegou a minha mesa num pequeno volume de laudas, e a solicitação recomendava fazer um leiaute all type (produção barata) de um Outdoor. Era um job de pouca credibilidade. Mas ao contrário do que parecia, após entender o potencial daquelas páginas, vi todas as respostas se desenhando a minha frete. Estava criando uma campanha imobiliária naquele dia e ali, a solução para a capitação de recursos se revelava. Formei uma pequena equipe, e em menos de uma semana entregamos o que já se conhece. Após o estrondoso sucesso, o evento foi adquirido pelo grupo da Rede Bahia (difusora Rede Globo) no ano seguinte, superando as expectativas do contratante.

Eu vou!

Nós também!

Com o título acima criei o conceito principal da campanha de lançamento junto com Junior Lisboa, o meu dupla de criação. A ideia era uma jovem confirmando presença dizendo, EU VOU!… e um grupo respondendo, NÓS TAMBÉM! Fato curioso, é que anos mais tarde, utilizaram este mesmo título na campanha do Rock in Rio Portugal. Então, não se espante se achar que já tinha visto esse título em campanha de outro grande Festival de Música. Mas agora já sabe onde surgiu o conceito original.

A marca foi ilustrada por Samuka Marinho, sob nossa direção criativa. O processo colaborativo pode ser melhor compreendido logo abaixo no print de uma entrevista concedida pelo artista.